Portal de Homeopatia

 

 

Hepar sulphur: DOENÇAS CRÔNICAS DE HAHNEMANN

5 Ha - DC - MEDO DE DOENÇA EM SUA FAMÍLIA

Ele fica ansioso com sua própria doença, mas muito mais com a doença da sua família, que representa a sua construção, objetivo maior da sua vida. Sua vida é a sua família sadia, pura, sem perigo de arruinar. Quando um filho adoece ele faz sacrifícios, pode gastar a última moeda para ver o filho novamente com saúde.

7 Ha - DC - HUMOR CONTRÁRIO. ELE NÃO QUER OLHAR PARA OS SEUS FAMILIARES

HEP é extremamente ligado à família, mas se os filhos não fazem o que ele quer, ele pode deixá-los para lá, como faz Sec, Kali-i, e Lyc (que ainda não confirmei).

8 Ha – DC - MUITO INSATISFEITO E MAL-HUMORADO DEVIDO AS SUAS DORES, E DESANIMADO.

Isto lembra Cham. fica irritado se está com dor.

12 Ha - DC - ELE PENSA A RESPEITO DE TODAS AS COISAS DESAGRADÁVEIS QUE ACONTECERAM COM ELE DURANTE TODA SUA VIDA

A vida de um HEP no polo negativo lembra um calvário, só vive reclamando, se lamentando. Eles também são muito preocupados com a situação financeira difícil dos outros. "Anxyety - others".

13 Ha - DC - TUDO O QUE ELE PENSAVA ERA INSATISFATÓRIO E NÃO O CONTENTAVA

Isto justifica porque reclamam tanto dos negócios, desejam guardar dinheiro para garantir um futuro tranqüilo e não para ter um "status" como acontece com VERAT.
Seu dinheiro é para a velhice (Nux-v, Stann, Calç-f), para que sua família não passe por necessidades depois de sua morte.

 

507 Ha - DC - GRANDE CANSAÇO NAS PERNAS, ESPECIALMENTE QUANDO NUMA SUBIDA.

Observem este detalhe: Ele necessita subir na vida, ter coisas, fazer seu "pé de meia", os recursos para a velhice. Isto é o contrário de arruinar, descer. São através destas imagens que se procura entender a dinâmica de um medicamento.

520 Ha - DC - DOR NO JOELHO COMO SE ESTIVESSE QUEBRADO

O joelho é um importante ponto de apoio, se ele quebra o corpo desmorona. Noutro sintoma ele pede ajuda.

433 Ha - DC - OS LINFONODOS AXILARES SUPURAM E ELIMINAM PUS

Pus também purifica, limpa o sangue.

531 Ha - DC – ARDÊNCIA NA SOLA DOS PÉS DE MANHÃ NA CAMA, ELA TEM QUE DESCOBRI-LOS.

No Repertório ainda não consta HEP nesta rubrica, isto pode confundi-lo com SULPH e vários outros medicamentos.

532 Ha - DC - DOR REPUXANTE, QUEIMANTE DOS PÉS ATÉ OS TORNOZELOS, AO ANOITECER NA CAMA.

534 Ha - DC - UMA SONOLÊNCIA MUITO GRANDE, IRRESISTÍVEL, AO ANOITECER. ELE TEM QUE DEITAR IMEDIATAMENTE DEPOIS DO JANTAR E DORMIR ATÉ DE MANHÃ

HEP é um dos tipos que dorme mais cedo.

600 Ha - DC - UM SONO PESADO, PROLONGADO, PENSAMENTOS SOBRE SEU TRABALHO TOMAM CONTA DE SUA MENTE.

No Repertório nas rubricas "Sonha com trabalho" e "Preocupação com trabalho, negócios" não consta HEP. Que preocupação é esta que não deixa um HEP dormir? Eis a resposta dada pela clínica. Se fez negócios e tem dívidas tem dificuldade para dormir. HEP tem um senso de honestidade, de manutenção do nome limpo, do crédito tão exagerado que ele deixa de fazer dívidas, não compra à prestação com medo de não pagar em dia. HEP é quem mais se preocupa com dívidas, tenho observado este sintoma também em NUX-V, KALI-I, PETR, ZINC, RHUS-T, KALI-BI, ACON, CALC-F, LIL-T, etc.

601 Ha - DC - DURANTE VÁRIOS DIAS ESTEVE SONOLENTO, COM SONHOS CONSTANTES A RESPEITO DAS OCUPAÇÕES DO DIA E MUITOS PENSAMENTOS, QUE PASSAVAM COMO NUVENS NA SUA MENTE, E POR ALGUNS MOMENTOS ELE ACORDAVA SEM MAU HUMOR. DAVA RESPOSTAS CORRETAS, SATISFAZIA SUAS NECESSIDADES E LOGO DORMIA OUTRA VEZ.

Aqui o sono é prejudicado pelas ocupações diárias.

602 Ha - DC - TRANSTORNOS COMO SE O SEU ESTÔMAGO ESTIVESSE ESPOLIADO, ERUCTAÇÕES COM GOSTO DE COMIDA INDIGESTA, E SENTE ARRANHAR SUA GARGANTA COMO SE UMA PIROSE RANÇOSA ESTIVESSE APARECENDO

Pirose é uma queixa freqüente que leva um HEP adulto ao consultório.

606 Ha - DC - SONHA COM NEGÓCIOS PERIGOSOS, SUSTO E MEDO.

"Affairs" inclui negócios comerciais, profissionais ou públicos. Este sonho é fundamental para se compreender e diagnosticar um caso de HEP, que sempre está ligado às dívidas. AM-C sonha que as coisas podem faltar, com pobreza. CALC-F, CALC-SIL e CHLORUM acham que as coisas podem faltar, daí o medo da pobreza. Nossa experiência tem mostrado que este medo pode ser comum aos muriaticums. HEP tem um senso exagerado do cumprimento do dever, da palavra dada, do trato feito.Desde o repertório do Barthel HEP foi incluido justamente na rubrica oposta, "No sense of duty", como sendo retirado do Gallavardin. Pesquisei na obra original deste autor e não encontrei HEP neste tema, me parece que houve um erro de transcrição. Não olhar para os seus familiares pode até ser interpretado como tal, mas a ver tem um significado mais restrito.

608 Ha - DC - SONHA QUE ESTÁ VOMITANDO PUS E SANGUE.

Pode significar que está tendando se purificar, expulsando impurezas do corpo.

610 Ha - DC - SONHA QUE ESTÁ ESCAPANDO DE UM PERIGO

Bem poderia ser da ruína.

629 Ha - DC - CALAFRIOS AO AR LIVRE. UMA DESAGRADÁVEL SENSAÇÃO DOLOROSA QUE O PRESSIONA COMPLETAMENTE PARA BAIXO E TEM QUE ANDAR INCLINADO PARA A FRENTE.

Esta pressão para baixo, que obriga a andar inclinado reforça a idéia de alguém que está a ponto de cair, de arruinar sob o peso da responsabilidade.


 

vet_e_cao_3.gif (3083 bytes)

construída e administrada por Maria Thereza Cera Galvão do Amaral
Criada em 1999. Revisado: novembro, 2014.

Licença Creative Commons
Portal de Homeopatia de maria thereza do amaral está licenciado com uma Licença
Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença
em http://www.mthamaral.com.br.