Portal de Homeopatia

 

 

Hepar sulphur: SINTOMAS GUIAS DO HERING

1-11 He - A CRIANÇA NÃO TEM INCLINAÇÃO PARA BRINCAR OU PARA DIVERTIR-SE EM QUALQUER LUGAR. NÃO RI

Os pacientes de HEP relatam que na infância quase não brincavam, porque começaram a trabalhar muito cedo par ajudar os pais. Quando brincavam era com vaquinhas, curralzinho. KALI-BI também gosta de brinquedos que lembram uma fazenda, cavalo. Muito cedo tomam consciência que devem ajudar no sustento da família. Na adolescência alguns jogavam futebol e às vezes dançavam. Em geral são muito sérios, e quase nunca riem.

1-14 He - DEPRIMIDO, COM PENSAMENTOS SUICIDAS.

32-1 He - DOR NO OMBRO COMO SE UM PESO ESTIVESSE SOBRE ELE.

Burden = peso; também significa dever, obrigação, responsabilidade. AUR também acha que a vida é um peso que carrega.

HEP está em (Transtornos por discórdia familiar), (Ansiedade pela saúde dos parentes), ( Medo pela saúde das pessoas queridas), ( Preocupado com os parentes), (Ansiedade em relação a família). A vida de um HEP está centrada na família e para a família, nisto lembra muito KALI-I , KALI-BI, MANG, etc.

Pesquisei o significado das seguintes palavras no Webster's: Abcesso, inflamação, úlcera, tombar/cair, supurar, pus, sangue, ruína. Resultaram idéias interessantes para entender melhor a ferida na imaginação de HEP e sua dinâmica.

Pierre Schimidt disse: "Me dê um tripé e posso encontrar um medicamento". HEP fala tão pouco na consulta que é difícil construir esse tripé, especialmente com sintomas mentais de alta hierarquia. Ao ser interrogado sobre sintomas mentais, um HEP nos devolve mais ou menos o seguinte. O que tem a ver o calor nos meus pés, os meus espirros, minha queimação no estômago com minha preocupação com a família, com os negócios, com as dívidas?

Hering agregou mais alguns sintomas a partir de um caso clínico e a partir daí HEP dos crisinosos que matam com sangue frio. A minha prática tem mostrado que não é nada disto.

Sistematicamente, após um diagnóstico pronto de HEP decidi perguntar ao paciente: Em que situação você mataria? "Em situação nenhuma", a maioria deles respondeu. Raramente alguns acrescentaram: "Só se um indivíduo estivesse na eminência de trazer a ruína para minha família".

1-8 He - AO ACORDAR, CORRE PELA CASA COM GESTOS ASSUSTADORES, AMEAÇA MATAR SUA ESPOSA E FILHOS, TENTA POR FOGO NA CASA E É CONTROLADO COM DIFICULDADE; DEPOIS DE ENTRAR NUM ASILO SENTA-SE NUM CANTO DO QUARTO EM SILÊNCIO E SEM MOVIMENTO.

Este é um sintoma clínico agregado aos Sintomas Guias do Hering, provavelmente de um caso psiquiátrico que foi medicado com HEP.

Pela imagem que captei do medicamento a partir de Hahnemann e Allen não concordo que este paciente seja HEP, não corresponde à dinâmica do medicamento. Considero este e alguns sintomas a seguir como sintomas parasitas, ou seja de outro medicamento incorporados erradamente a Matéria Médica de um outro. Arrisco inclusive um diagnóstico para este paciente citado por Hering, com base na minha experiência aplicando Homeopatia em hospital psiquiátrico onde pude ajudar alguns psicopatas com AGAR. que costuma apresentar este comportamento sanguinário, frio. Poderia ser de um PETR se estivesse embriagado ou um MERC ou GUAJ por motivação política. Esta imagem lembra Nero, Sadan, que a meu ver são AGAR.

1-9 He - HUMOR MALICIOSO; SENTE COMO SE PUDESSE MATAR ALGUÉM COM PRAZER

Para mim este é mais um sintoma parasita de origem clínica, introduzido na matéria Médica de HEP.

1-32 He - TEMPERAMENTO OBSTINADO E IRRITADO. UMA RAIVA FEROZ QUE PODERIA TORNA-LO UM ASSASSINO A SANGUE FRIO, MESMO ENTRE AQUELES ALEGRES E BENEVOLENTES.

Para mim é mais um sintoma parasita, tenho visto isto em AGAR, nunca em HEP. Lendo as biografias de Franco, Hitler, Mussolini e Stalin pude ver em todos eles o espírito guerreiro dos AGAR, os sedentos de sangue, insaciáveis, recentemente tivemos Sadan como mais um.

1-23 He - IRRITABILIDADE FURIOSA, EXTREMA VIOLÊNCIA, AMEAÇANDO MATAR E INCENDIAR.

Mais um sintoma que a meu ver pertence a AGAR.


OBS.: tenho a forte impressão que a imagem de psicopata apresentada por Hering para Hepar se deve a um erro histórico. Isto parece ser um caso de um outro medicamento  sanguinário que apresetou uma aparente melhora depois HEPAR e que por isto foi agregado à matéria médica deste.  Tenho uma forte suspeita que este paciente sanguinário é um caso típico de Agaricus. Muscarius. AGAR na minha experiência clínica corresponde a um psicopata. Sendo assim, Nero e Hitler, assim como Sadam e outros grandes caudilhos correspondem muito melhor a AGAR do que a HEP. O que afirmam sobre Hepar todas as matérias médicas clínicas não passa de uma repetição do erro dos Sintomas Guias do Hering.
 


 

vet_e_cao_3.gif (3083 bytes)

construída e administrada por Maria Thereza Cera Galvão do Amaral
Criada em 1999. Revisado: novembro, 2014.

Licença Creative Commons
Portal de Homeopatia de maria thereza do amaral está licenciado com uma Licença
Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença
em http://www.mthamaral.com.br.