fbpx

curso naturopatia homeopatia

Óleo essencial de lavanda


O que é o Óleo essencial de lavanda?

O óleo essencial de lavanda é o mais conhecido e usado em todo o planeta. É um óleo seguro para ser utilizado na sua casa, com sua família, substituindo as toxinas de produtos químicos.

A lavanda tem efeito anti-bacteriano, calmante, sedativo, é ótima para combater a insônia e ter uma boa noite de sono, caso deseja ter um conhecimento amplo na naturopatia, veja o curso homeopatia integrativa.

 

É muito boa para quem sofre de ansiedade e depressão, sendo a primeira aliada no combate ao stress. Melhora a função cerebral, ajuda a combater dores (dor de cabeça por exemplo), auxilia na cicatrização de queimaduras e cortes, e no geral faz muito bem à pele, ajudando com irritações.  

oleo essencial de lavanda

A lavanda também tem um aroma delicioso, podendo ser usada como perfume quando diluída em um óleo puro.

 

A lavanda é rica em ésteres, atuando como um sedativo do sistema nervoso central.

Esses componentes acalmam a nossa ansiedade e a tensão nervosa, além de favorecem a produção de melatonina, melhorando o sono.

O óleo essencial de lavanda tornou-se famoso por apresentar baixíssima toxidade, além de ter se adaptado muito bem na cultura da Provence, que foi grande embrião da perfumaria mundial.

 

Até hoje essa região é a maior produtora de óleo essencial de lavanda no mundo. E os franceses têm uma qualidade excepcional de óleo de lavanda, sendo o óleo essencial de lavanda francesa um dos mais procurados.

 

Como utilizar o óleo essencial de lavanda?

A lavanda é um dos poucos óleos seguros que podem ser aplicados diretamente na pele (a maioria dos outros óleos é necessária a diluição por serem extremamente concentrados, podendo causar alergias). Além de combater o stress pode ser utilizada para dores e queimaduras.

Para quem está sofrendo com insônia ou stress: pingue uma gotinha do óleo essencial de lavanda em seu travesseiro antes de dormir. Você pode também aplicar 1 ou 2 gotas nas têmporas, ou na parte de trás do pescoço e massagear. Ele também funciona muito bem nos difusores (elétricos ou a vela).

 

 

Para dores no corpo: para torcicolo, cólicas, dores nas costas, nos pés, na lombar, no pescoço,  você pode utilizar umpouco de óleo vegetal (acabate, por exemplo) e pingar duas gotinhas de óleo essencial de lavanda, massageando o local durante alguns minutos, trazendo alívio à dor.

Para acalmar as crianças: Pode ser usado para acalmas as crianças quando elas estão muito agitadas. Pingue uma ou duas gotinhas nos brinquedos enquanto elas estão brincando ou no travesseiro na hora de dormir.

 

Para acalmar os animais: Pode ser utilizado também em animais agitados para acalmar. Por exemplo um cachorro que está inquieto, com dificuldades para dormir, basta aplicar uma gota na nuca do animal e aguardar por volta de 10 minutos para fazer efeito. Você perceberá o animal relaxado, com certa sonolência.

Para picadas de mosquito: Aplicar uma gotinha sobre a picada e massagear. Alivia a coceira e a inflamação.

Como óleo corporal: Dilua 3 gotas de óleo essencial de lavanda em uma quantidade suficiente de óleo de côco necessária para ser aplicada sobre o corpo. Dica: massageie seu corpo com esse óleo antes de dormir, além de ter uma ótima noite de sono acordará com a pele macia e hidratada pela manhã.

Para queimaduras solares: dissolver algumas gotas em óleos vegetais e massagear o local, acalmando a pele.

Queimaduras mais graves: você pode fazer compressas umedecendo uma gase com água e colocando algumas gotas do óleo, aplicando no local da queimadura. Caso seja uma queimadura pequena você pode aplicar uma gota diretamente na região.

Gloss labial: pingue 2 ou 3 gotas de óleo essencial de lavanda em 2 colheres de sopa de óleo de jojoba e armazene em um recipiente limpo.

 

 

A lavanda combinada com outros óleos essenciais também  atua como modulador do efeito deles. Você pode utilizar como melaleuca, alecrim, laranja, misturando os óleos essenciais e criando sua própria sinergia.

 

E então, gostou de saber sobre o óleo essencial de lavanda?

Quer se aprofundar nesse mundo lindo da Aromaterapia?

Não perca tempo, ele não volta nunca mais, faça o curso Terapeuta em Aromaterapia Agora!

 

 


Práticas Integrativas Complementares

Google Site Seguro integralle

 

 Tag