Aromaterapia  saiba o que é, para que serve e seus benefícios

Aromaterapia – saiba o que é, para que serve e seus benefícios

O que é aromaterapia

 

A aromaterapia é um processo natural reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como um método complementar para tratamentos médicos, sendo possível até mesmo ser encontrada de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS) com prescrição médica.

 

Ao se utilizar do aroma de óleos essenciais a aromaterapia estimula diferentes partes do seu cérebro auxiliando no processo de harmonia de seu corpo, garantindo uma melhor saúde física e mental.

 

Para que serve aromaterapia

 

Como citado anteriormente a aromaterapia se utiliza de óleos essenciais que são naturalmente retirados de diferentes plantas e flores; e cada um desses óleos possuem suas características e objetivos únicos; conheça algumas das principais essências e para que elas servem:

 

Lavanda: 

Auxilia na melhora do sono, mantém a pressão sanguínea controlada, ameniza sintomas como resfriados, estresse, irritação, insônia, ansiedade e enxaqueca, provoca o relaxamento.

 

Alecrim:

Ameniza sintomas como dor de cabeça, enxaqueca, dores musculares e articulares, cansaço mental e auxilia no processo de concentração/foco.

 

Canela:

Ameniza sintomas como cansaço físico e mental, tonturas, irritabilidades, cólicas menstruais e auxilia no processo de concentração e relaxamento.

 

Gengibre:

Ameniza sintomas como cólica, problemas intestinares, indigestão, náuseas e resfriados.

 

Limão:

Melhora o humor e combate enjoos, forte aliado para aliviar sintomas como ansiedade, falta de concentração, estresse, falta de energia, dor de cabeça e febre.

 

 Como utilizar os óleos. 

 

Certo, uma vez em que você já conhece a aromaterapia e tem o conhecimento sobre os efeitos de alguns de seus óleos a pergunta que fica é: Como vou utilizar esses óleos? Qual a maneira correta de utilizá-los? Bom, existem diversas formas das quais você pode usufruir dos óleos essenciais no seu dia a dia, confira:

 

1.Inalação:

A inalação é uma das mais comuns e principais formas de se usufruir dos benefícios dos óleos, neste método as moléculas chegam com facilidade no cérebro, facilitando a comunicação direta com o corpo.

 

É recomendado que as inalações se iniciem com doses leves que irão aumentando gradativamente, você poderá seguir este exemplo:

 

·Inalações curtas: 3 a 7 respirações seguidas e várias vezes ao dia;

·Inalações médias: 10 a 15 respirações seguidas e várias vezes ao dia;

·Inalações longas: Aproximadamente 10 a 15 MINUTOS, porém apenas 2 a 3 vezes no dia.

 

 aromaterapia artigo

2.Evaporação:

Neste processo, selecione o óleo de sua escolha e pingue algumas gotas em compressas ou panos, assim o óleo irá evaporar naturalmente e liberar seus aromas. Quanto mais próximo você estiver da compressa ou do pano mais forte será o aroma.

 

3.Aromatizador:

Os aromatizadores se tornaram bem populares recentemente, caso você possua um deles no seu ambiente será preciso apenas adicionar entre 2 e 3 gotas de óleo juntamente com água e o aroma irá se dissipar por todo o ambiente juntamente com a fumaça.

 

4.Sprays:

Adicione algumas gotas do óleo aromatizador em um spray, preencha com água e chacoalhe a embalagem para misturar; após conseguirá espalhar o aroma por todo o ambiente, essa é uma ótima tática para manter ambientes maiores mais purificados e com um perfume melhor, ótimo para se usar no quarto ou no escritório de trabalho por exemplo.

 

Aromaterapia benefícios

 

Confira alguns dos principais benefícios de se fazer o uso da aromaterapia.


· Melhora a qualidade do sono;
· Aumenta a imunidade do organismo;
· Diminui dores nas articulações;
· Controla o estresse e ansiedade;
· Melhora a digestão;

· Controla dores de cabeça e enxaquecas;
· Promove o bem-estar.

 

Se interessou pela aromaterapia? Você conseguirá obter todos os benefícios dessa medicina natural ao comprar óleos do terra e contar com a melhor qualidade dos mais diversos aromas de óleos essenciais que irão se adequar ao seu dia a dia e melhorar o seu bem estar.

Artigos Relacionados

Formas Farmacêuticas - Manual

Algumas vitaminas

Algumas Vitaminas