fbpx

curso naturopatia homeopatia

Óleo essencial de Gerânio


O que é Óleo essencial de Gerânio?

Vamos conhecer mais sobre o óleo essencial de gerânio, um óleo com inúmeros benefícios para a pele, para as emoções (sendo muito valioso para quem sofre com ansiedade e depressão) e sua forte conexão com a feminilidade, veremos seus benefícios para a saúde e as principais aplicações. 

Esse óleo é obtido através da destilação das folhas e flores do gerânio, uma linda flor é muito utilizada para ornamentação.

oleo essencial de Geranio

Benefícios do óleo essencial de gerânio para a pele

Um dos usos principais do óleo de gerânio é para a melhora da qualidade da pele, pois possui um efeito de regeneração celular (eliminando células mortas e facilitando a produção de novas células) melhorando o aspecto natural da pele e por esse motivo é  ótimo no tratamento de rugas, suavizando sinais de expressão.

É também um ótimo aliado no tratamento da acne e da pele oleosa. Aprenda todos os benefíos no Curso de Aromaterapia Online com Certificado.

 

Pelo seu efeito no sistema circulatório e também por ter a capacidade de queima de gordura é utilizado em cremes para tratamento de celulite. Seu aroma lembra o cheiro das rosas com um toque “picante”, podendo ser utilizado como desodorante natural e repelente. 

O óleo de gerânio é também é um ótimo tônico muscular, possuindo ação anti-inflamatória, além de ser considerado o melhor óleo essencial para tratamento de úlceras (tanto na pele quanto em mucosas).

O óleo essencial de gerânio e a feminilidade

O óleo essencial de gerânio é também conhecido como o óleo da feminilidade pois tem benefícios em todas as fases da vida da mulher.

Atua na regulação hormonal desde a menarca (ajudando a regular os ciclos, que inicialmente são desregulados), alivia os sintomas da TPM e equilibra tanto o excesso de sangramento quanto a ausência da menstruação. É um ótimo aliado das mulheres que estão na menopausa, aliviando os sintomas.

Pesquisas mostram que o óleo essencial de gerânio ajuda na liberação de óvulos pelos ovários, em casos em que a mulher não consegue engravidar mas todos seus exames clínicos comprovam que sua saúde está em ordem, favorecendo a fertilidade.

O gerânio é uma planta que tem uma forte ligação com o feminino, revitalizando e revigorando a energia feminina trabalhando também questões emocionais, trazendo sentimento de empoderamento, segurança e amor próprio. 

É também um óleo estimulante e afrodisíaco. Lembrando que todos esses benefícios na saúde feminina não excluem os homens de utilizá-lo para usufruir seus benefícios na saúde.

O óleo essencial de gerânio para ansiedade e depressão

O óleo essencial de gerânio atua no sistema límbico, que é a parte do cérebro responsável pelas emoções e comportamentos sociais. Por esse motivo é ótimo no tratamento da ansiedade, stress e depressão, possuindo efeito antidepressivo e ansiolítico, combatendo a falta de ânimo.

É um óleo que traz clareza de raciocínio e efeito reanimador, trabalhando sentimentos negativos como o medo e fortalecendo a alegria e o amor próprio, trazendo conforto e confiança em si mesmo. Não possui efeito sedativo, como a lavanda, por exemplo e também está incluso no curso de homeopatia online.

Como utilizar o óleo essencial de gerânio

Inalação:

– Utilize de 6 à 15 gotas de óleo essencial de gerânio em um difusor de ambientes

– Coloque 2 gotas em seu colar aromático

– Misture o óleo de gerânio em álcool de cereais na proporção de 5% de óleo para 95% de álcool e borrife pelo ambiente

– Coloque de 3 à 5 gotas do óleo essencial em um vaporizador, direcionando o vapor para sua inalação

 

Em cosméticos:

– Para cada 100ml de óleo vegetal ou creme base neutra, utilize de 11 a 15 gotas de óleo essencial (essa mistura é recomendada para o corpo, já que a pele do rosto é mais fina e sensível)

– Você pode fazer uma máscara facial, adicionando uma colher de chá de argila de sua preferência e uma gota de óleo essencial de gerânio, umedecendo com água ou soro fisiológico. Deixe agir por 20 minutos e enxágue em seguida.

Contra-indicações: Não indicado para grávidas pois estimula contrações uterinas, podendo auxiliar no trabalho de parto. Não é indicado para pessoas que tenham câncer de mama, útero e ovários. Favorece a fertilidade, utilize com atenção caso não esteja planejando uma gravidez.


Práticas Integrativas Complementares

Google Site Seguro integralle

 

 Tag