Tratando as dores dos equídeos[homeopático/ antroposófico]

Tratando as dores dos equídeos[homeopático/ antroposófico]

Tratamento Convencional e Homeopático

 

Um paralelo entre o tratamento convencional e o homeopático/antroposófico.
Acabo de falar com alguém do interior do estado. Seu cavalo fez uma laminite (aguamento) após castração.

 art3 imag1

Foi levado para um local que não conhecia, foi castrado e assim que sarou (13 dias depois), iniciou treinamentos para prova de tambor. Não era de se estranhar que fizesse a tal laminite.

 prova de tambor cavalo

O proprietário continuou a dizer que o animal estava muito magro e não queria comer. Sentia muito os membros anteriores mas não deitou.

O proprietário estava com medo de perder o animal. Disse que o animal estava tomando anti-inflamatório e antibiótico.

O animal permanecia preso numa cocheira com mais de um palmo de palha de arroz na cama.

art3 imag2

Acreditamos que o maior responsável por esta situação são os anti-inflamatórios , pois o cavalo sofre muito com úlceras gastro duodenais provocados por estas drogas è também é grande o comprometimento do fígado dos animais que precisam destas drogas.

 

Assim, se não tomar estes remédios, a dor no membro é insuportável, e se tomar , sofre com dor de estômago ( gastrite e úlceras), e o fígado fica com sua função comprometida. Não é raro estas drogas provocarem hepatite tóxica. É um beco sem saída.

 

 Farmacopeia Homeopática possui medicações específicas

Já na farmacopeia homeopática e antroposófica, temos medicações específicas para cada tipo temperamento animal e para o tipo de desconforto que ele sente. Trata-se o animal mais sanguíneo (nervoso) com medicamentos diferentes que um animal mais fleumático (tranquilo) e diferentes por sua vez a no animal mais melancólico.

 

E dentro de cada temperamento há a medicação que melhor se adequa às diferentes dores a saber:

 

Quais medicações homeopáticas que se têm na Farmacopeia?

 

Dor óssea do animal Nervoso

Dor óssea do animal Linfático

Dor muscular do animal Linfático

Dor tendínea do animal Melancólico

Dor por batida

Dor cortante

Dor queimante

Dor que melhora com frio

Dor que melhora com calor

Dor que melhora por pressão

 

A medicação para cada tipo de situação é MUITO específica e assim sendo, tem maior chance de alcançar bons resultados e com efeitos colaterais tendendo a zero.

Mesmo porque, a medicação homeopática, ao contrário da convencional que se baseia na concentração das drogas, é energética (dinamizada), e não faz nada pelo animal a não ser estimular o organismo a reagir. É esta dinâmica faz com que haja quase nenhum efeito colateral.

 

Remédio Homeopático faz mal?

 

Porém, há que se fazer aqui um esclarecimento: Há um mito que diz:“remédio homeopático se não faz bem, mal também não faz”. Isto não procede. Medicação homeopática quando mal indicada faz mal sim.

 

Se a medicação foi prescrita de forma equivocada, vai estimular uma reação muitas vezes não desejada naquele momento ou “desvia” energia de uma parte do organismo, para favorecer outra,de forma inadequada. E a parte do organismo que realmente precisava de estímulo maior ....não é beneficiada.

 

Logo é necessário que um especialista em homeopatia faça o exame do doente e prescreve segundo os sintomas mentais, gerais e locais do animal.

 

Desta forma há grande chance de sucesso no tratamento de doenças agudas, crônicas, traumáticas e metabólicas, etc, sem que os inconvenientes das dores de estômago , gastrite e úlceras, ou outro qualquer efeito não desejado.

Como vimos, a medicação homeopática “estimula” o organismo a reagir contra o que lhe agride. Assim, quando o animal está extremamente depauperado, com seu vigor muito baixo é natural que ele não consiga responder rapidamente ao estímulo que o remédio faz, a fitoterapia também pode auxiliar com ervas no local lesado.

art3 imag4

 

Tratamento Homeopático é lento?

 

Quero aqui abordar um outro mito que diz: “tratamento homeopático é muito lento”, o que também não procede. Lento é o organismo que já muito desgastado, não consegue responder prontamente ao estímulo que a medicação faz. Assim , não esperem até o animal ficar no “bagaço” para procurar ajuda.

 

A Homeopatia e a Antroposofia se propõem a tratar além dos problemas físicos, os problemas emocionais. Equídeos tem muitas manias como engolir ar/ andar de um lado a outro da cocheira/ não deixar por cabresto/ não deixar colocar a mão nas orelhas / não se deixar montar, etc. Todas estas situações podem ser contornadas com esta nova terapia e bom manejo.