Benefícios da Canela [Fitoterapia e Saúde pelas Plantas]

Benefícios da Canela para Emagrecer Propriedades Medicinais

Olá pessoal! Hoje vou falar sobre a canela, uma pequena árvore com muitos benefícios para a nossa saúde. Além disso, vou ensinar como fazer um delicioso chá de canela.

 arvore canela

 

A canela vem de uma árvore originária do Sri Lanka, no sul da Ásia. Essa árvore tem entre 10 e 15 metros de altura e pertence à família Lauraceae.

 

A canela é uma das especiarias mais antigas do mundo e é excelente para a saúde e nutrição. Suas folhas são ovaladas e longas, medindo cerca de 7 a 18 centímetros.

 

Geralmente, a canela é vendida em forma de pauzinhos ou em pó, sendo as variedades Ceilan e Casia as mais populares. A canela tem propriedades medicinais graças aos componentes ativos em seus óleos essenciais.

 

Além disso, ela é um poderoso antioxidante e possui propriedades antibacterianas e antifúngicas. A canela também ajuda a diminuir o açúcar no sangue, sendo útil no tratamento do diabetes tipo 2.

 planta canela

 

Outros benefícios da canela incluem:

 

Combate às cáries


Estimulante para o cérebro


Ajuda com problemas respiratórios


Previne doenças cardíacas


Previne infecções


Auxilia na amamentação


Reduz a dor da artrite


Melhora a digestão


Combate infecções urinárias


Alivia resfriados


Alivia dores de cabeça e enxaquecas


Reduz o colesterol


Auxilia na perda de peso

 

No curso de homeopatia eu aprendi que a canela, é chamada de Cinnamomum, pode ser usada para tratar várias condições, como problemas digestivos, resfriados, gripes e dores menstruais.

Ela também pode ser útil no alívio de sintomas relacionados à circulação sanguínea e problemas reumáticos.

 


Chá de canela para ajudar a perder peso:

Ferva um pouco de água (um copo e meio).


Adicione uma colher de canela.


Deixe descansar por 5 a 10 minutos.


Coe e aproveite esse chá maravilhoso.

Torne o chá de canela parte da sua rotina e testemunhe a incrível transformação no emagrecimento! 

cha de canela

 

A canela é uma especiaria incrível, não apenas pelo seu sabor, mas também pelo seu poder curativo.

Vamos explorar um pouco mais sobre os benefícios e propriedades medicinais dessa especiaria:

 

 

Benefícios e Propriedades Medicinais da Canela

 

Ação anti-inflamatória:

A canela possui compostos, como cinamaldeído, que ajudam a combater a inflamação no corpo. A redução da inflamação pode ajudar a aliviar sintomas de várias condições, como artrite e doenças cardíacas.

 combater inflamacao no corpo

 

Controle glicêmico:

 

A canela ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, tornando-se um excelente aliado para diabéticos ou pessoas com resistência à insulina.

 

Estudos mostram que a canela pode aumentar a sensibilidade à insulina e melhorar a resposta do corpo à glicose.

 medir glicose

 

Propriedades antimicrobianas:

 

A canela é eficaz contra várias bactérias, fungos e vírus. Por exemplo, ela pode ajudar a combater infecções bacterianas, como a H. pylori, que causa úlceras no estômago.

 

Além disso, a canela também possui propriedades antifúngicas, que podem ajudar no combate a infecções por fungos como a cândida.

 

 

Saúde do coração:

 

A canela pode contribuir para a saúde do coração de várias maneiras. Ela pode ajudar a reduzir a pressão arterial e diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL), o que reduz o risco de doenças cardíacas.

 canela e seus beneficios para o coracao

 

Saúde cerebral:

 

Alguns estudos sugerem que a canela pode ajudar a proteger o cérebro de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. A canela pode inibir a formação de proteínas anormais no cérebro, reduzindo a inflamação e melhorando a função cerebral.

 

 

Saúde digestiva:

 

A canela tem propriedades carminativas, ou seja, ajuda a reduzir a formação de gases no trato gastrointestinal e a aliviar o inchaço abdominal. Além disso, ela também pode ser útil no tratamento de problemas digestivos como indigestão e diarreia.

 

 

Saúde da pele:

 

A canela possui propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias que podem ajudar a tratar várias condições de pele, como acne e eczema. Ela também pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea na pele, promovendo a cicatrização e a renovação celular.

 

Lembre-se de que, embora a canela seja uma especiaria benéfica, é importante usá-la com moderação e sempre consultar um profissional de saúde, médico ou terapeuta antes de iniciar qualquer tratamento natural.