Vacinação em Cães: Mitos e Fatos para Donos Responsáveis

Vacinação em Cães: Mitos e Fatos para Donos Responsáveis

Mitigando Mitos: A Importância da Vacinação em Cães Saudáveis

Muitas vezes, ouvimos donos de animais expressando frases como "É bobagem vacinar meu cão, ele está saudável e não adoece" ou "Não vou vacinar meu cão, eu já vacinei outros cães antes e eles morreram." No entanto, essas crenças não refletem a realidade.

 

A vacinação é essencial, mesmo para cães saudáveis, pois eles podem adoecer inesperadamente. Além disso, o risco de um animal morrer devido à vacina é extremamente baixo.

 

A eficácia da vacinação é maximizada quando administrada a cães saudáveis que recebem os devidos cuidados, incluindo tratamento contra vermes, alimentação adequada (com suplementação de cálcio, fósforo, sais minerais e vitaminas para filhotes), ambiente adequado para sua raça e tamanho, e instalações apropriadas em casa, proporcionando abrigo contra as intempéries.

 

Portanto, vacinar seu cão é uma medida preventiva sábia para mantê-lo protegido de doenças infecciosas graves.

imaportancia de vacinar seu cachorro

Compreendendo a Vacinação: Fortalecendo a Imunidade de Seu Pet 

 

A vacinação desempenha um papel crucial na proteção dos animais, agindo como um molde para a fabricação de defesas (anticorpos) contra diversas doenças.

 

Embora o organismo dos animais seja capaz de produzir esses anticorpos, algumas doenças são tão agressivas que o sistema imunológico do animal não consegue responder rapidamente o suficiente. Isso pode resultar em danos graves ou mesmo na morte do animal.

 

Portanto, a estratégia comum para combater essas doenças é fornecer esse "molde" ao organismo do animal. Assim, quando a doença se manifestar, o animal já estará armado com uma defesa preparada. A eficácia desse processo depende da saúde geral do animal.

 

Se o animal estiver saudável, ele será capaz de produzir uma defesa robusta. No entanto, se sua condição de saúde estiver apenas razoável, a defesa gerada será proporcional a essa condição. Portanto, manter seu animal saudável e garantir um plano de vacinação adequado é fundamental para fortalecer sua imunidade e mantê-lo protegido.

 

 

Curso de Homeopatia Online

 

As principais vacinas dadas são:

 

Antirrábica (contra raiva), e as contra parvovirose, contra cinomose, contra parainfluenza canina, contra hepatite infecciosa canina, contra leptospirose, contra coronavirose.

 

Destas, a raiva e a leptospirose são zoonoses, isto é, são doenças comuns a seres humanos e aos animais. (Doenças que o animal pode transmitir para o ser humano e o ser humano pode transmitir ao animal).

 

Todas essas vacinas protegem contra doenças que são graves, relativamente fáceis de serem contraídas (são infecciosas), mortais e de curso incerto, isto é, quando o animal adoece, é difícil saber se ele vai reagir a medicação ou não.

 

Porém que isso não sirva de pretexto para seu animal morrer largado no fundo de seu quintal, porque vários animais só sobrevivem por causa do tratamento que é feito para combater infecções secundárias, aumentar a resistência e para melhorar o estado geral do animal.

 

As vacinas fazem parte de uma estratégia de tratamento essencial que é realizado no primeiro ano de vida do animal, principalmente para que o cão cresça saudável e bonito.

 

Sendo feito isso, os outros anos serão só de manutenção. Esses cuidados, no seu primeiro ano, são as vacinas, tratar o animal contra vermes, dar a alimentação correta, suplementar com cálcio, fósforo, sais minerais e vitaminas se necessário, e a avaliação mensal do veterinário, principalmente nos quatro primeiros meses de vida.

 

O esquema mais comum é aquele em o cão é vacinado aos 2, 3 e 4 meses de vida e depois anualmente (vacina antirrábica só deve ser dada após os 4 meses).

 

vacinar cachorro

Casos especiais devem ser tratados como especiais

 

O ideal é levar o animal ao veterinário assim que ele é pego, para se fazer uma avaliação do animal e ser dada orientação de como trata-lo.

 

A seguir, para finalizar, listo uma série de bons motivos para seu animal ser vacinado, e corretamente:

 

A vacina é mais barata que o preço de um tratamento e mais garantida, pois enquanto ela protege, um tratamento tenta curar.

      (E às vezes se consegue bons resultados, e outras vezes não).

 

O animal estar saudável não é sinal de que ele não vá adoecer, nós, quando pegamos gripe, estávamos saudáveis antes.

 

Ter dó de vacinar o animal não é contraditório? Não é pior ele adoecer?

 

    ·Se você pagou caro por um cão, proteja seu investimento e o vacine. Você não coloca alarme no seu carro?

 

Curso de Aromaterapia Online 300 horas

 

Clínica veterinária não é só local para curar doenças, deveria ser principalmente o local para preveni-las e evitá-las.

A vacina não é cara se você imaginar que ela ajudará seu animal a se manter saudável.

E sempre é mais barato prevenir que remediar.