Procurando um Profissional de Fisioterapia? O que observar?

Procurando um Profissional de Fisioterapia? O que observar?


Atualmente há um grande número de profissionais, clínicas e serviços de fisioterapia disponíveis. Esse grande número de profissionais também abre a porta para uma gama de qualidades diferentes de tratamento.

 

 Observe o Tipo de Fisioterapia Antes de Começar

 

Para o paciente, o ideal é procurar referências ou comparar diferentes profissionais e serviços antes de aderir ao tratamento de fisioterapia, em especial, nos casos delicados como pós cirúrgicos ou onde haja uma demanda por tratamentos de fisioterapia mais duradouros ou de manutenção.

Todo bom atendimento na fisioterapia exige uma boa avaliação inicial, considerando medicamentos e exames complementares, afim de traçar a melhor estratégia de tratamento e apontar objetivos claros que são e definidos e desenvolvidos primordialmente sob julgo do paciente.

Formação em Homeopatia

O bom profissional de fisioterapia procura esclarecer a situação clínica do paciente e porquê das condutas. Ao final do trabalho dedicado de ambos, uma reavaliação dar-se-á afim de compará-la com a inicial para a obtenção dos resultados do tratamento.

Em algumas situações não permitir que o paciente piore ou retardar essa piora, pode ser considerado excelente resultado das sessões de fisioterapia.

Profissionais de fisioterapia diferentes podem lançar mão de recursos de tratamento diferentes, sem que nenhum esteja errado.

Optam pelo modo que lhes parece mais eficiente de acordo com sua experiência clínica.

 

Curso Terapeuta em Homeopatia

 

 


Existem tipos diferentes de fisioterapia?


A Fisioterapia é a ciência da Saúde aplicada com diferentes áreas de atuações ou especialidades assim como acontece na medicina.

 

Por exemplo, o ortopedista lida com o aparelho musculoesquelético ou o geriatra com questões inerentes a idade. A fisioterapia divide seus profissionais por afinidades e especializações.

 



Fisioterapia particular e convênio, são diferentes?


Outra divisão que ocorre é dada pelo tipo de financiamento, que acaba modulando a forma do serviço. Popularmente conhecidas como fisioterapia “do convênio” e fisioterapia “particular”, diferem na remuneração do serviço.

A fisioterapia através dos planos de saúde ou “do convênio”, remunerada de forma injusta, obriga os profissionais da área a atenderem uma grande demanda de pacientes de forma múltipla, ou seja, mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

É uma modalidade mais econômica da fisioterapia para o paciente, mas atendimentos simultâneos podem interferir negativamente na qualidade e resultado do seu tratamento. A fisioterapia “particular” é remunerada de forma mais adequada.

 

Terapeuta em Aromaterapia 300 horas

 

Na maioria das vezes atende pacientes individualmente, conferindo um caráter personalizado. Essa atenção na fisioterapia gera um custo adicional ao paciente, mas que também oferece a possibilidade do reembolso parcial pelo plano de saúde bem como nas consultas médicas.



Preciso passar antes pelo médico?


É de total autonomia do fisioterapeuta, tratar o paciente ao primeiro contato, sem prévia recomendação médica.

O tipo de recurso da fisioterapia a ser utilizado cabe somente ao fisioterapeuta, recomendações do médico sobre o tipo de conduta podem ou não ser seguidas durante as sessões de fisioterapia.



Preciso de 10 consultas de Fisioterapia?


Por uma questão meramente burocrática planos de saúde exigem uma solicitação médica para liberar 10 consultas de fisioterapia, ou seja, o paciente terá que se submeter a uma consulta médica antes de se tratar.

 

Esse número também se deve a uma questão burocrática, não tem nada a ver com o número necessário de sessões de fisioterapia para a melhora do paciente.

 

 

Terapeuta em Fitoterapia

 


Como atua a Fisioterapia?


Para atingir seus objetivos, a fisioterapia utiliza recursos físicos naturais, isolados ou conjuntos com fototerapia sp, eletroterapia, mecanoterapia, crioterapia, termoterapia, hidroterapia e cinesioterapia.

 

Buscando resolver problemas do corpo humano, os estudos da fisioterapia visam o movimento , com todas as expressões possíveis, seja em alterações patológicas, orgânicas ou psíquicas e, com objetivos de preservar, desenvolver ou regenerar a integridade de órgãos, sistemas e funções.

Interessante à saúde é o fato que a fisioterapia se baseia na utilização de recursos não medicamentosos, diminuindo efeitos colaterais e adversos.

 

Essa característica torna a fisioterapia uma alternativa para pacientes que desejam tratamentos mais naturais ou simplesmente não podem receber mais medicamentos devido a suas condições clínicas.

 

 


Alguns recursos da Fisioterapia são:

 


Eletroterapia

Terapia que usa correntes elétricas específicas, para estimular, sedar e fortalecer.


Crioterapia

Utilização de gelo, geralmente para controlar processos inflamatórios.


Termoterapia

Calor terapêutico que pode vir de diferentes aparelhos, para relaxar a musculatura e melhorar o metabolismo local.


Hidroterapia

Utiliza-se das propriedades da água para vários tipos de reabilitação


Fototerapia

Tratamentos por raios infravermelho ou laser terapia.


Mecanoterapia

Uma grande variedade de aparelhos mecânicos é utilizada para auxiliar ou possibilitar o tratamento.


Cinesioterapia

O principal recurso, utiliza o movimento corporal ou exercícios terapêuticos de forma reequilibrativa.