Comparação clínica entre escalas de dinamização

Comparação clínica entre escalas de dinamização

Parte do artigo do Dr. Wagner Belluco, no Informativo APH (da Associação Paulista de Homeopatia), de setembro a abril de 1999, ano 11, n° 76, a respeito de uma separata do livro do Dr. Fernando Flores Villalva (mexicano), sobre sua experiência com as LM e outras escalas.

 

Dr. Villalva: Uso de Escalas Homeopáticas

 

O Dr. Fernando Flores Villalva usou extensivamente escalas homeopáticas, incluindo LM, centesimais e korsakovianas, em sua prática. Aqui estão algumas das principais descobertas e diretrizes:

 

Ele usou muitos anos só LM e desde 1996 usa também as outras escalas - (página 10): Pacientes com constituição forte podem receber doses de centesimais ou de korsakovianas. Eles resistem muito bem às alterações de poder energético destas escalas.

 

No entanto, podem apresentar agravações. Nas indisposições por toxinas muito virulentas, a escala centesimal em doses líquidas repetidas deve ser preferida.

 

Em pacientes que se automedicam, uma dinamização elevada da escala korsakov é importante porque seu tempo de ação é de 45 dias aproximadamente.

 

Em pacientes com sintomas mentais importantes, podemos indicar a escala korsakoviana, em dinamizações mais elevadas como 10 mil K ou mais, em doses repetidas sob a forma líquida.

 

Pacientes que não têm muita disposição para tomar medicamentos e ainda ter que dissolvê-los em copos de água, uma única dose de uma centesimal está indicada.

 

Para os pacientes que tendem a apresentar agravações em virtude de serem lesionais, a escala LM está melhor indicada.

 

Nas entidades nosológicas como: diabetes, hipertensão arterial, asma, malária, febre tifoide, é imprescindível o uso de LM.

 

Pacientes que não respondem bem a escala LM, podem responder bem às centesimais e as korsakovianas e vice-e-versa.

 

Na experiência do Dr. Villalva, as CH agravam menos que as korsakovianas.

 

A escala CH permite um manejo como a escala LM na forma líquida repetida frequentemente.

 

O medicamento homeopático na escala centesimal agrava menos quando diluído em água.

 

Terapeuta em Homeopatia Integrativa

Curso de Formação Terapêutica em Homeopatia