Como curar afta na boca

Como curar afta na boca (Nova Descoberta)

Como curar afta na boca

 

As aftas surgem na boca, principalmente, na língua e na parte inferior dos lábios, mas podem aparecer em toda a cavidade bucal, gerando desconforto e prejudicando ações simples, como engolir, comer, beijar e até mesmo conversar.

 afta

O seu surgimento está relacionado a alimentação composta de alimentos ricos em ácidos. Mesmo sendo uma feridinha pequena, a afta é dolorosa e gera desconforto e incomodo. Essa ferida é a forma comum de úlcera bucal, que pegam de surpresas as pessoas que consomem muito ácido e que estão com a imunidade baixa.

 

A afta também pode ser causada por outras doenças ou pelo uso continuo de alguns medicamentos. Algumas das doenças que podem estar relacionadas a aparição constante de aftas podem ser uma alerta de que o seu organismo precisa de cuidados.

 

 Primeiro Curso EAD de Homeopatia Reconhecido pela Abrath

 

Exemplos de doenças que podem estar relacionadas ao aparecimento de aftas: Aids (HIV), câncer, diabetes, infecções vaginais. Essas doenças apresentam o fungo causador da afta e também afetam o sistema imunológico, o que contribui para o aparecimento da ferida na boca.

 

Remédio para aftas na boca

 

É importante lembrar que o aparecimento constante de aftas pode estar relacionado ao aparecimento de doenças graves, portanto fique atento e procure ajuda médica sempre que o surgimento de aftas for constante.

Remédios caseiros que podem ajudar a combater aftas na boca

 

Não se trata de fitoterapia, são apenas produtos que temos em casa e ainda não sabemos utilizar os seus potenciais terapêuticos, entre eles podemos usar:

Sal com água quente; bicarbonato de sódio para gargarejo ou colocado na ferida; água oxigenada; desinfetante bucal; gelo pode ajudar a combater a afta e traz alívio quanto a dor causada por outros medicamentos;

 

Cravo da índia; iogurte; leite de magnésia; chá preto, utilizando um saquinho do produto em cima da afta; antiácidos também neutralizam a formação de bactérias; chá de eucalipto.

 

É importante também que para evitar as aftas na boca, você precisa comer alimentos ricos em vitaminas C, B1, B12, zinco, ferro. Além disso, fuja de alimentos ácidos.

 

Terapeuta em Aromaterapia

 

 

Remédios Farmacêuticos para Tratar Afta

 

Remédios: anti-inflamatórios como Amlexanox e Acetonido de Triancinola. Omcilon-a, Gingilone, pomadas anestésicas como Xylocaína.

É importante que os medicamentos sejam receitados por um médico ou farmacêutico, especializado no assunto. Pois, se utilizado de forma errada, o remédio ao invés de ajudar poderá trazer mais problemas quanto o surgimento de aftas.

 

O que causa afta na boca?

 

Por não ser contagiosa, as causas da afta podem ser inúmeras e muitas vezes o aparecimento dessas feridinhas, está relacionado a baixa imunidade do organismo.

Mas, de acordo com médicos e especialistas no assunto, alguns fatores podem estar relacionados com a causa da afta na boca, sendo eles:

Uso continuo de drogas, anti-inflamatórios e cigarro; falta de zinco, vitaminas B1, B12, vitamina C, ferro ou ácido;

alterações de hormônios durante o período menstrual;

Chocolate, café, tomate, abacaxi, refrigerante, ou demais alimentos ácidos; doenças que afetam o sistema imunológico;

Mordidas acidentais; creme dental que contem sódio-lauril-sulfato; poucas horas de sono; estresse; dentre outros.

 

Caso a afta persista, procure seu médico imediatamente.