Hipotireoidismo engorda ou não? Mitos ou verdade?

Hipotireoidismo engorda ou não? Mitos ou verdade? Saiba Tudo

O número de pessoas diagnosticadas com hipotireoidismo tem aumentado cada vez mais e por esse motivo se tornou um assunto muito comentado.


A principal questão levantada a respeito do hipotireoidismo é sua relação com o ganho de peso.


Será que o hipotireoidismo engorda?


Vamos descobrir!


Nesse artigo você vai ver:
Características básicas do hipotireoidismo
Sintomas do hipotireoidismo
Hipotireoidismo engorda? Mito ou verdade?
Tratamento para hipotireoidismo
Dieta para hipotireoidismo


Características básicas do Hipotireoidismo

 


Para entender melhor o que o hipotireoidismo faz é preciso conhecer um pouco sobre a função da glândula tireoide. Essa glândula é controlada pela hipófise, que secreta hormônios para todo o nosso organismo.

Um desses hormônios é o TSH, que estimula a tireoide a produzir T3 e T4.


O hipotireoidismo ocorre quando esses hormônios são produzidos em pouca quantidade.


E por isso, deixa o corpo mais lento como se trabalhasse com menos energia do que o necessário: aumenta o cansaço, os músculos ficam mais sensíveis, a concentração se torna mais difícil, as unhas ficam mais fracas.


Na verdade o hipotireoidismo gera uma desaceleração no metabolismo. Por esse motivo, se diz que o hipotireoidismo engorda. Porém, isso nem sempre acontece. Você já vai entender melhor.


Para te explicar a relação entre o hipotireoidismo e o aumento de peso você precisa entender um pouco mais sobre a doença.


Sintomas do Hipotireoidismo

Muitas vezes confunde-se os sintomas do hipotireoidismo com reflexos da nossa rotina agitada.
Isso pode ser perigoso, porque é comum as pessoas que têm sintomas de hipotireoidismo pensarem que os sinais de cansaço, desânimo, dificuldade de concentração vão passar e acabam dificultando o diagnóstico e tratamento da doença. E o inverso também acontece.

 

Existem muitos casos de diagnóstico prematuro de hipotireoidismo.
Os hormônios da tireoide são fundamentais para a ativação do metabolismo e com a diminuição da produção deles ocorre uma diminuição geral da atividade do organismo, como citado anteriormente.


A frequência do batimento cardíaco e a atividade cerebral são reduzidas. E por isso, as pessoas tendem a pensar mais lentamente, têm tendência à depressão e a sonolência. Ocorre também uma maior destruição de líquidos no corpo, gerando o edema característico do mixedema.


O aumento do peso deriva mais desse edema do que propriamente de um acúmulo de gordura e glúten. Os reflexos ficam mais lentos, a pele fica fria e seca. E também acontecem variações menstruais.

 


Hipotireoidismo Engorda – Mito ou verdade?

 

obesa 1
A resposta para essa pergunta não é tão simples. Vou te explicar porque.
Pode-se dizer que o hipotireoidismo facilita o aumento de peso, porém devem ser analisados diversos fatores.


A Associação Americana de Tireoide afirma que o hipotireoidismo não causa obesidade, mas pode gerar um aumento de peso moderado.


O ganho de peso pode acontecer como consequência da desaceleração do metabolismo, gerando uma diminuição da queima calórica. Porém, segundo o médico Marcello Bronstein, essa desaceleração do metabolismo também pode resultar em uma diminuição do apetite, o que teoricamente regulariza a relação caloria ingerida/caloria queimada.


Quando o paciente está fazendo o tratamento adequado para o hipotireoidismo, a tendência a ganhar peso deve parar. Caso continue engordando (ou com dificuldade para emagrecer), deve-se verificar as causas desse excesso de peso que podem não ter relação com o hipotireoidismo. Por isso, tome muito cuidado para não colocar a culpa do seu aumento de peso na sua doença.


O ganho de peso só tem relação com o hipotireoidismo caso tenha ocorrido de forma inexplicável. Não adianta dizer que você está engordando porque tem hipotireoidismo se você é sedentário e tem hábitos alimentares muitos ruins. Nesse caso, esses devem ser os motivos do seu excesso de peso e não necessariamente o hipotireoidismo.


Sendo assim, vá a um endocrinologista e faça um acompanhamento adequado para verificar se o aumento de peso tem relação direta com a tireoide ou não.

 


Tratamento para Hipotireoidismo

De uma maneira geral, para tratar a doença, é preciso tomar algumas providências como:


Melhorar a alimentação


Praticar exercício físico frequentemente para acelerar o metabolismo

 

Dormir bem

dormir bem
Também existem estudos que analisam outros tipos de tratamentos para a doença.

 

Tratamento com Homeopatia para Hipotireoidismo

 

Que é o caso da Homeopatia, no qual se indica a Genciana, ela é uma planta que aumenta a produção de hormônios da tireoide, consulte um terapeuta em homeopatia para ser aconselhada corretamente, pois na homeopatia cada caso é um caso.


Dieta para Hipotireoidismo

O primeiro passo para tratar o hipotireoidismo deve ser a alimentação adequada. Quem tem problema na tireoide deve ficar atento à qualidade nutricional das suas refeições. Não adianta só tomar remédio e praticar exercício se você tem uma alimentação ruim.


As principais medidas que devem ser adotadas são:


Aumentar a quantidade de proteína que você ingere: a proteína transporta os hormônios da tireoide para seus tecidos e isso pode ajudar a regular a função da tireoide.


Reduzir a cafeína e os carboidratos refinados, como farinha de trigo, pão branco, biscoito, arroz branco, pois eles prejudicam a produção dos hormônios e afetam a tireoide.


CONCLUINDO


Hipotireoidismo engorda? Mito ou verdade?

Resumidamente, podemos dizer que o hipotireoidismo pode ter uma relação direta com o aumento de peso, porém isso deve ser investigado mais a fundo, pois as causas do ganho de peso podem ser outras.


O hipotireoidismo pode gerar inchaço e/ou dificuldade para emagrecer, mas com um tratamento adequado o aumento de peso não tem relação com a doença.
Procure um endocrinologista para receber instruções e um tratamento adequado.