fbpx

curso naturopatia homeopatia

Descubra como a homeopatia pode ajudar no tratamento de doenças físicas


Você já ouviu falar em homeopatia?

Apesar de existirem controvérsias em relação aos tratamentos com homeopatia, eles são liberados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e fazem parte dos tratamentos de inúmeras pessoas pelo mundo todo.

 

Nesse artigo veremos tudo sobre o que é a homeopatia, como ela foi criada e desenvolvida, quais são seus principais conceitos e de que maneira ela pode ajudar a melhorar suas condições de saúde, seja física, mental ou bucal.

 

mulher doente tomando remedio 1150 13851

 

O que é homeopatia?

 

A homeopatia é uma terapia de tratamento, considerada uma medicina alternativa. Foi criada e desenvolvida pelo médico alemão Samuel Hahnemann, em meados de 1779. Essa medicina é baseada em quatro pilares principais, que permanecem até hoje:

 

  • Lei dos semelhantes;
  • Experimentação;
  • Doses mínimas;
  • Remédio único.

 

De modo simples, a homeopatia utiliza as mesmas substâncias que são causadoras de sintomas em doenças físicas para o tratamento delas.

 

A principal identidade e característica da homeopatia é que ela busca tratamentos que são brandos e não agridem o organismo. 

É justamente por esses ideais, diferentemente de outros tipos de medicina, que ela acaba ganhando pontos importantes e, consequentemente, adeptos.

 

Outro conceito importante sobre a homeopatia é que ela busca restabelecer o equilíbrio da energia vital das pessoas. Ou seja, o paciente que utilizar esse método como tratamento, estará visando esse reequilíbrio.

 

Doenças que podem ser tratadas com a homeopatia

 

A homeopatia pode ajudar a tratar doenças importantes, que afetam diretamente o organismo, órgãos e diferentes partes do corpo. Confira alguns exemplos:

 

  • Doenças respiratórias;
  • Problemas emocionais;
  • Problemas gastrointestinais;
  • Disfunções na tireoide;
  • Sobrepeso e obesidade.

 

Homeopatia e odontologia

 

Além disso, a homeopatia também pode ajudar  a tratar problemas odontológicos importantes, e esse ponto merece ser destacado.

 

Quando falamos em tratamentos odontológicos, é comum logo vir à cabeça o aparelho branco, por exemplo. 

 

Aparelhos odontológicos são utilizados há séculos como principal instrumento para tratamentos dentários, como má formação da arcada dentária, má oclusão, dentes separados e dentes tortos.

 

Claro, é importante destacar que o uso de aparelhos odontológicos nos pacientes com esses tipos de problemas mencionados, independentemente de qual tipo e modelo, como o aparelho dental de porcelana, buscam justamente tratá-los.

 

A homeopatia, pelo contrário, ajuda a combater doenças bucais tratando seus sintomas e diminuindo o desconforto referente a esse período em que a pessoa está com a doença. 

 

As cáries, por exemplo, são patologias comuns aos dentes, e que normalmente são retiradas apenas com o auxílio de dentistas. Porém, os sintomas podem ser amenizados com a ajuda da homeopatia.

 

As cáries, a gengivite, o bruxismo, entre outra doenças que podem ser tratadas com homeopatia, são condições que podem afetar diretamente a estruturação da arcada dentária, danificando um ou mais dentes. 

 

Em casos como esses, torna-se necessário a utilização de algum tipo de aparelho de porcelana, por exemplo, que é um dos procedimentos mais eficazes para resolver esses tipos de problemas. 

 

Em outros cenários, o dentista pode optar por instrumentos diferentes dos aparelhos odontológicos. 

 

Isso só foi permitido por conta do avanço da tecnologia, que atua diretamente na área da odontologia para ajudar no desenvolvimento de técnicas e instrumentos importantes, que trabalham com o propósito de fazer esses tratamentos serem cada vez mais eficazes.

 

É o caso, por exemplo, da  lente de contato nos dentes, um procedimento bem moderno e que se diferencia dos aparelhos, principalmente por conta da leveza no tratamento. 

 

A lente é quase que imperceptível, não incomoda e não atrapalha o dia a dia dos pacientes que a utilizam, proporcionando um tratamento tranquilo e eficiente.

A tecnologia ajudou a desenvolver esse tipo de instrumento, permitindo que sua produção seja feita de maneira rápida, mas precisa. A lente também é conhecida como  facetas laminadas.

 

Benefícios para a saúde

 

O conceito e tratamentos da homeopatia só seriam aceitos, como é hoje em dia, se trouxessem benefícios pertinentes para a saúde em geral da população, como vem trazendo.

 

O seu principal benefício é que a homeopatia é uma medicina que busca a cura pela ação do organismo. 

 

Isso significa que os remédios homeopáticos não devem provocar uma ação do organismo para combater as doenças, mas sim incentivar o próprio corpo a fazer esse processo de forma natural, mas eficiente.

 

Dessa maneira, o tratamento homeopático acaba sendo a solução para diversos problemas como rinite, bronquite, entre outras que agridem o organismo de forma contínua. 

 

Com tratamentos homeopáticos o corpo acaba trabalhando de forma natural para controlar e combater essas condições, sem que outras partes do organismo sejam afetadas e prejudicadas. 

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.

 


Práticas Integrativas Complementares

Google Site Seguro integralle

 

 Tag