fbpx

curso naturopatia homeopatia

Dicas para usar canela e alcachofra para diabetes tipo 2 e homeopatia


Hoje possuímos uma variedade de alimentos que auxiliam no controle da diabetes mas poucas possuem tantas qualidades quanto a CANELA com ALCACHOFRA! 

 canela homeopatia diabetes

Além de fazer bem à saúde, esta especiaria possui um gosto bastante peculiar e pode substituir grandes vilões desta doença. 

Neste artigo de homeopatia, vou dar dicas infalíveis para colocar a canela na sua alimentação diária para você controlar melhor de uma vez por todas a sua diabetes do tipo 2.

A alcachofra é um alimento de baixo índice glicêmico por ter ótimas quantidades de fibras e proteínas, que ajudam a regular os níveis de glicose e insulina no sangue, prevenindo, assim, a diabetes.(FONTE)

 alcachofra com para tratar diabetes

Na homeopatia nós orientamos em todos os casos aos pacientes em mudar sua alimentação, evitar produtos industrializados e comer alimentos que realmente nutre.

Uma das principais características da canela é o seu alto poder antioxidante, anti-inflamatório e a capacidade de DIMINUIR A QUANTIDADE DE AÇÚCAR NO SANGUE. 

A alcachofra pode ser tomada em cápsulas duas vezes ao dia.

Esta última característica é bastante valiosa para nós. 

 

É esse fator que contribui para que ela seja tão importante para quem tem diabetes do tipo 2. 

 

Pessoas com este tipo de doença quase não produzem insulina, que é uma substância de fundamental importância para que a glicose dos alimentos entrem nas células do corpo. 

 

Sem a insulina, a glicose não entra nas células e  fica armazenada nos vasos sanguíneos. A canela entra com o papel de quebrar este açúcar armazenado no sangue.

 

Os benefícios desta especiaria para o controle da diabetes tipo 2 não param por aqui. 

 

Como o corpo de um diabético não produz insulina suficiente para colocar a glicose dentro das células, é necessário ingerir suplementos naturais para que esse processo aconteça e a canela pode ser um desses suplementos. 

 

Ela possui moléculas chamadas polímeros polifenólicos que induzem o organismo a produzir mais insulina.

Além disso, estudos comprovam que a canela aumenta o metabolismo da glicose no corpo, fazendo com que os níveis de açúcar no sangue sejam reduzidos em até 24%.

 

Sem nenhuma dúvida, fica fácil notar a importância da canela para quem tem diabetes tipo 2. Confira agora as cinco dicas infalíveis para você ter umá ótima qualidade de vida, mesmo com diabete:

 

1º – Canela na suplementação

 

Um dos maiores desafios para quem é diabético tipo 2 é controlar os níveis de açúcar no sangue. 

 

Se a glicemia, que é esse controle de açúcar no sangue, estiver muito elevada, as chances de uma pessoa desenvolver acidentes cardiovasculares são muito elevadas e esse é um dos principais perigos da diabetes.

Pesquisas recentes comprovaram que doses diárias de canela junto com a devida medicação do paciente, reduzem significativamente as taxas de açúcar no sangue.

 

Os princípios ativos da canela agem na diminuição do perfil lipídico, triglicerídeos e LDL (colesterol ruim). 

 

Esses princípios ativos agem na regulação da insulina e a consequência dessa regulação é a redução de açúcar no sangue e uma melhora no padrão de gorduras circulantes.

 

O recomendável é ingerir diariamente cerca de 1 a 6 gramas de canela e os seus medicamentos normais não podem ser substituídos por ela. Você pode usar como base uma colher de chá, que contém em média 3 gramas. 

 

Normalmente usa-se a canela em pó, polvilhando os alimentos ou através de chá. 

 

Existe também a possibilidade de tomar suplemento de canela através de cápsulas. Procure o seu médico e analisem juntos a viabilidade para este processo.

 

2º – Substitua açúcar por canela

 

O açúcar é muito utilizado pela maioria das pessoas para deixar alimentos amargos com um sabor mais doce ou até para deixar alimentos doces ainda mais doces.

 

 É incontestável que ele deixa tudo mais delicioso, mas em alguns casos, as vantagens do açúcar acabam por aqui. 

 

O consumo de muito açúcar pode desacelerar o metabolismo e o aumento na taxa de glicemia no sangue. Outro fato importante é que ele não gera saciedade, quanto mais se ingere açúcar, mais o corpo pede.

 

Para isso, você pode substituir o açúcar por canela. Como já falamos, ela é ideal para controlar os picos de glicemia que são bastante comuns em pessoas com diabetes. 

 

Outro detalhe importante é que a canela possui um sabor bastante peculiar e que combina com vários tipos de frutas e pratos. Experimente usá-la com mais frequência para deixar seus lanches ainda mais saborosos. 

 

A famosa banana amassada com canela, por exemplo, é uma ótima dica. Fica uma delícia!

 

Uma valiosa dica de sobremesa sem açúcar pode ser a da banana com canela no microondas.

 

 A receita é bem simples e faz bem à saúde. A canela acelera o metabolismo e a maçã vai fazer bem ao intestino. Para fazer, é muito simples:

 

  1. Uma maçã

  2. Um envelope de adoçante

  3. Uma colher de chá de canela

MODO DE PREPARO: Corte a maçã em pequenas tiras e polvilhe o adoçante e a canela por cima. Leve ao microondas por 3 minutos e pronto.

3º – Chá de Canela

 

O Chá de canela é uma alternativa infalível para quem tem diabetes e precisa emagrecer. 

Junto com uma dieta apropriada, o chá de canela tem alto poder de emagrecimento porque, além de estimular o metabolismo, quando é consumido entre as refeições, ajuda a perder o apetite.

A canela em tascas de pau é o mais indicado para fazer chá porque os nutrientes ficam mais concentrados, mas a canela em pó também cumpre a sua função.

 

4º – Canela em pratos especiais

 

É muito comum usar a canela para fazer sobremesas, acompanhar os lanches com frutas e também para fazer chá. 

Acontece que poucas pessoas sabem que a canela também pode ser bem usada em pratos especiais mais elaborados, como carnes e saladas.

 

Para acompanhar alguns tipos de carne, é muito comum o uso de um molho chamado barbecue, que possui um sabor meio agridoce por conter doses consideradas de açúcar em seu preparo. 

Mais uma vez, podemos substituir o açúcar pela canela e ter um prato delicioso e mais saudável.

 

Aprenda agora mesmo a fazer esta receita:

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de gengibre picado;
  • 1 colher (sopa) de canela;
  • 8 colheres (sopa) extrato de tomate;
  • 5 colheres (sopa) suco de limão;
  • 3 colheres (sopa) de molho de soja;
  • sal e pimenta do reino.

Modo de preparo:

 

Coloque todos os ingredientes numa panela e coloque no fogão. Mexa tudo para não engrossar até deixar o molho engrossar. Sirva quente.

 

Considerações

 

Lembrando que não só a canela mas tudo quando consumido em excesso pode fazer mal para a sua saúde. 

 

Essas foram dicas para você variar o seu cardápio com sabores diferentes e a canela é uma ótima opção em todos os sentidos. Pessoas com diabete tipo 2 precisam de todo cuidado em relação à saúde. 

 

Se você se interessou por essas dicas, converse com seu médico ou nutricionista para adequar a sua dieta com alimentos com canela. 

É importante lembrar que mulheres grávidas precisam evitar tomar chá de canela pois pode provocar contrações uterinas e hemorragias.


Práticas Integrativas Complementares

Google Site Seguro integralle

 

 Tag