Leis de Cura Hahnemann - Portal de Homeopatia

Alguns autores, lendo Hahnemann, praticando e acrescentando suas observações, chegaram a estas leis que devem nortear o caminho da cura homeopática. Para tanto, sempre se deve analisar o quadro geral, nunca partes ou sintomas isolados.

São básicas e úteis.

1. A melhoria do caso tem lugar de cima para baixo .

2. A melhoria das enfermidades vem de dentro para fora - Os fenômenos vitais normais tem naturalmente um sentido centrífugo, exonerativo, e curativo. Quando se impede está livre manifestação dos sintomas, suprime-se.

 Samuel Hahnemann

A supressão levada a cabo por qualquer procedimento pode ocasionar na enfermidade um caminho oposto, um movimento centrípeto.

 

Os sintomas exonerativos mais frequentes são na pele (eczemas, herpes, vesículas pruriginosas, abscesos, furúnculos, úlceras, urticaria, etc.), nas mucosas (catarro nasal e brônquica, fluxos nasais, diarréias, inflamações e ulcerações).

 

Às vezes temos o aparecimento de verrugas, pólipos, verrugas, que estão relacionadas com a superficialização da sycoses, impedindo desta forma uma localização mais profunda e grave da doença. Às vezes pode ter suores e febre.

 

Curso de Homeopatia Online

Terapeuta em Fitoterapia

Formação em Homeopatia

 

3. Os sintomas (de uma enfermidade) desaparecem na mesma ordem em que aparecem, aliviando-se primeiro os órgãos mais importantes ou mais vitais, depois os menos importantes, as mucosas e a pele no final - Os sintomas se manifestam primeiro na esfera psíquica, depois na periferia.

 

4. À medida que desaparecem os últimos sintomas parecidos, vem reaparecendo sintomas antigos - Kent se refere a sucessivas enfermidades que sofre um ser humano (ele só estudou humanos) durante a sua vida. Então isso se refere tanto aos sintomas de uma doença em particular, como às doenças que o indivíduo tem ao longo da vida.

 

Também se deve observar que a duração da vida de cães e gatos em comparação com a de humanos é bem menor. Sobre outros animais, não tenho experiência o suficiente para falar a respeito.

 

Muito interessante e útil é também ver a situação miasmática (ainda não disponível) do paciente, o que também ajuda ver em que direção caminha o processo de cura.