Diferença entre  fitoterapia, aromaterapia e homeopatia

Diferença entre fitoterapia, aromaterapia e homeopatia

Conversar com você um pouquinho sobre saúde, e eu gostaria de iniciar fazendo uma pergunta.

 Você sabe a diferença entre planta medicinal, fitoterapia, aromaterapia, homeopatia e terapia de florais?

 

Você já parou para pensar que elas podem ter muitas diferenças entre elas?

O que nós percebemos é que as plantas medicinais estão presentes na vida das pessoas, desde os mais remotos tempos.

 

 Lá quando eramos primatas.As primeiras civilizações começaram a observar os animais, observar as plantas e identificar.

 

primatas 

 A aquelas com potencial de nutrição, aquelas com potencial medicinal, e foram fazendo essa seleção.

 E observando que não era tóxico e passaram a utilizar. 

 

Então, é uma longa história, mas eu gostaria de abordar um pouquinho assim , essas terapias que eu comentei, a fitoterapia, homeopatia, florais e aromaterapia, elas acabam sendo muito utilizadas em na forma líquida, na forma de gotinhas. 

 

E se ouve muita gente falar: “eu estou usando as gotinhas”.

 

E muitas vezes a pessoa não sabe direito o que está usando. 

 

Qual dessas terapias está usando?

 Então, vamos conversar um pouquinho para tentar clarear melhor a diferença que há entre cada uma delas.

 

Então as gotinhas, que muitas vezes são usadas na fitoterapia, podem ser tinturas feitas a partir de plantas medicinais.

 Então, na fitoterapia, todos os produtos, as pomadas, os xaropes, as tinturas, as infusões, são elaboradas a partir de plantas com potencial medicinal que ela tem princípios ativos e que ela vai atuar diretamente no órgão no sistema. 

Nós temos inúmeras plantas medicinais que podem ser cultivadas na nossa casa ou que podem ser adquiridas de forma desidratada ou até já em formato de xarope, pomada, entre outras. 

 

É importante que, ao usar uma planta medicinal, nós a conheçamos. Tendo feito uma identificação adequada, saibamos qual das partes ela tem o maior concentração do princípio ativo.

 

Se estão nas folhas, se estão nos ramos e nos frutos, sementes, raiz, ou nas flores.

E saber qual é a melhor forma de preparar essa planta para que ela mantenha os seus princípios ativos. 

Então para que a gente tenha o melhor resultado também é importante em todas as terapias, manter o cuidado, na frequência do seu uso. 

Então, se você precisa aplicar, usar determinado remédio 3 ou 4 vezes ao dia, é importante que se mantenha essa frequência para que se possa buscar o melhor resultado

 

Então, no caso das plantas medicinais, ou seja, da fitoterapia. Então, é de acordo com o princípio ativo.

Assim, se busca determinada planta, nós vemos hoje assim, muitas plantas que estão muito popularizadas. Por exemplo, uma que é rica em mucilagem, a ora-pro-nóbis. É que pode ser utilizado também na alimentação, então essa também é uma questão que é bastante importante.

ora pro nóbis

 Quando se pensa em planta medicinal, imediatamente  se remete a um chá, uma infusão, uma decocção, mas ela também pode ser inserida gradativamente na nossa alimentação(trofologia).

Então, se a pessoa faz o curso de fitoterapia e plantas medicinais, saberá exatamente que as plantas podem ser utilizadas de diversas formas, até em forma de banho, na forma de xarope, na forma de tintura.

 

 Plantas aromáticas

 Que são ricas em óleos essenciais e é esse óleo essencial que é riquíssimo e concentradíssimo de princípios ativos que são feitos os os óleos que são usados na aromaterapia.

Então, as plantas com esse potencial, então elas têm ação relaxante, calmante, e podem ser usadas em massagens em difusor de ambientes. 

 

Há em de diversas formas, e tem potencial também analgésico, então, a partir do momento que você entra em contato com óleo essencial, esse óleo essencial imediatamente começa a agir no teu sistema límbico,  que é a do sistema das emoções.

Ali começa a interagir, te acalmar e suavizar,  porque ele é extremamente concentrado.

 Nós usamos muito nos ambientes, nos aromatizadores.

 Nos difusores de ambiente elétricos, em umidificadores de ambiente. Também nos colares aromáticos, mas precisa se cuidar.

 

 Tomar  cuidado porque é uma concentração bastante grande de princípios ativos.

 

A forma de utilização:

Pode usar em  massagem?

Ou pode se expor ao sol após o uso?

Pode usar em ferimentos?  

Resposta: Não pode!

 

 Então é importante que se busque saber informações sobre os óleos essenciais que também são usados em forma de gotas, por isso a melhor maneira de saber é se tornando um Terapeuta em Aromaterapia

 

Outra outra terapia que é muito, muito difundida é a terapia floral e que também é a base de plantas. 

Só que, neste caso, somente a partir das flores extraídas das plantas. Então é Edward Bach, foi o criador dessa terapia e a partir dele, muitas outras pessoas se dedicaram a estudar, a pesquisar, para trazer  a essência das flores para contribuir  no equilíbrio da nossa saúde.

edward bach 800x400

 Então a ao modo de preparo  dos florais é muito sutil, é muito delicado, é muito suave e ele tem em sua essência a forma de trabalhar as emoções. Os florais de Back são uma energia sutil que age sobre as nossas emoções. Também está sendo muito popularizado, também em sua maioria é consumida em forma de gotinhas. Então, por isso que eu escrevo esse artigo, para que a gente possa entender qual de qual terapia nós estamos é fazendo uso.

E eu gostaria também de falar sobre a homeopatia, a homeopatia que pode ser feita a partir de elementos vegetais, minerais, animais e uma infinidade de outras outras formas.

 De utilização. Então, algumas plantas, elas são utilizadas tanto na na fitoterapia, quanto na na aromaterapia, quanto na homeopatia, um exemplo que é muito utilizado é Arnica Montana.

Ela é muito utilizada na fitoterapia e também na homeopatia, lembrando que é para uso interno. 

arnica montana

Então, por isso, se deve conhecer a importância de se conhecer a cada uma dessas terapias que se está utilizando.

A homeopatia tem o princípio da semelhança. Foi criada por Samuel Hahnemann, um médico alemão, ele  buscou uma terapia que não fosse agressiva ao organismo. Ela atinge o melhor, ela age tanto no físico, quanto no mental e emocional, e ela  também age sobre a energia sutil das pessoas. E buscando equilibrar o ser, seja ele humano, animal ou vegetal, sendo um terapeuta em homeopatia integrativa se aprende tudo sobre medicamentos homeopáticos.

Samuel Hahnemann

Então a homeopatia, ela é um recurso terapêutico que está sendo muito utilizado, especialmente agora. Onde estás pensando tanto no fortalecimento do sistema imunológico.

Então, homeopatia vem para agregar nesse sentido, é porque nós estamos desequilibrados, tanto na parte física, quanto mental e emocional. Se você mora no Brasil ou em Portugal, poderá ser um profissional com o curso de homeopatia Abrath, com 300 horas no certificado de conclusão.

 

Nós somos um ser único, não é? Então, se há algo em nós, que não está bom, é o nosso todo o paga, essa é a visão da homeopatia, ela tem diversas aplicações e diversos recursos. 

 

Em resumo:

Diferença entre fitoterapia, aromaterapia e homeopatia:

 A Fitoterapia se baseia no princípio ativo das plantas medicinais

 

A Aromaterapia nas plantas aromáticas e óleos essenciais

 

A Homeopatia no princípio da semelhança, com vegetais, animais e minerais

Artigos Relacionados

Algumas vitaminas

Algumas Vitaminas